Grupo Energia




 O Grupo Energia vem através da Doutrina Espírita, disseminar as mensagens do Evangelho de Jesus Codificado por Allan Kardec, com melodias e tons de ritmo alegre, elevando o espírito, num cenário onde vivemos a transição de valores e conceitos, quebrando paradigmas através da música espírita. 

Os integrantes já se conheciam da COMEVALP (Confraternização das Mocidades Espíritas do Vale do Paraíba) onde já trabalhavam com a Equipe de Música do encontro.

Em 2004, se apresentava pela primeira vez na mostra de arte da cidade de Caçapava. Logo após esse evento, os integrantes daquela época, Denis, Simara e Eduardo resolveram chegar num consenso, resgatando idéias para o trio e colocando o nome do grupo: ENERGIA que significa: A palavra Energia vem de ENERGÉIA, que significa "força em ação".

Energia = a luz..
Energia = a fé..
Energia = a Jesus
Energia = a vontade de viver bem, fazer o bem e viver em paz.

Mais tarde, no ano de 2006 é convidado a entrar mais um integrante: André (Cazuza). Hoje, como percussionista da banda, traz grandes ideias inovadoras, efetivamente substanciais para o grupo.

A maioria das músicas do grupo foi composta pelo grande amigo o Vicente Cordeiro em parceria com o Denis. Acrescentando ao repertório algumas músicas de parceiros espíritas como o Denis Soares (BH), Elizabeth Tavares (RJ) entre outros. 

Com o passar do tempo os integrantes do grupo foram também compondo músicas.

Recentemente, em 2013 mais um integrante é convidado a fazer parte do grupo, aumentando ainda mais o repertorio com suas poesias e a musicalidade com o violão, com certeza o Paulo só veio acrescentar ainda mais.

No final de 2014 o grupo recebeu um convite da TV Mundo Maior pra fazer um clipe musical com a música “Só Existe no Amor” para o programa “Musical Mundo Maior”.

O objetivo do grupo é divulgar a Doutrina através da música sem cobrar nada (R$). O grupo tem a idéia de fazer uma divulgação gratuita e livre ou vendendo o CD a preços populares só pra pagar as despesas de mídia. 

No dia 12 de Julho de 2015 foi lançado o 1º CD do Grupo Energia nomeado "Arte de Amar".




Um pouco mais sobre cada um dos integrantes:


Eduardo – Voz: natural de São Paulo, espírita de útero, frequentou a evangelização e mocidade no Centro Espírita Jesus, Maria e José. Aos 18 anos, transferiu-se para Caçapava, onde frequentou a mocidade no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes. Após conhecer a sua cara metade, continuou o seu trabalho no movimento espírita na mocidade do Centro Espírita A Fé Pela Razão, também em Caçapava. No ano 2000 conheceu a COMEVALP onde pode degustar de todas as encantadoras canções que lá eram tocadas.  Movido por essa maravilhosa vibração, foi acometido pela Equipe de música, reencontrando assim seus irmãos de coração – Denis e Simara, e posteriormente o André (Cazuza) e o Paulo.






Simara – Voz: natural de São José dos Campos, espírita de berço, frequentadora do Centro Espírita Divino Mestre. Começou a cantar aos 9 anos de idade em um Coral da cidade. Conheceu a Música Espírita através da COMEVALP e desde 2003 participa da Equipe de Música da COMEVALP. Hoje casada com o Denis e já com um sonho realizado, a presença da linda Ana Beatriz em suas vidas, continua com o propósito de levar a doutrina através da música.






Denis – Voz, Guitarra e Violão: natural de Caçapava, começou a lidar com a música aos 7 anos de idade quando se deparou pela primeira vez com um teclado. Em breve, aprendeu os primeiros acordes no violão, quando começou a freqüentar as aulas de violão popular, ainda criança aos 9 anos de idade. Já tinha conhecimento do espiritismo, pois freqüentava a evangelização infantil e cantava no coral infantil do centro espírita que participava. Mudou-se para o Vale do Paraíba, na cidade de Caçapava onde começou a aprender a metodologia da teoria musical, ao mesmo tempo frequentando a mocidade espírita, onde acabou conhecendo Vicente, um grande amigo e parceiro até hoje no feitio das músicas espíritas.





André (Cazuza) – Percussão: natural de São José dos Campos, desde pequeno na doutrina espírita e hoje mais um trabalhador em prol do Espiritismo. Iniciou a estudar violão com 17 anos, com o tempo se apaixonou pela música, se formou em artes e hoje é professor de música, ensinando crianças, jovens e adultos, violão e outros instrumentos, mas principalmente a apreciar todo tipo de música e a importância da música em nossas vidas.








Paulo – Violão e guitarra:  nascido em São José dos Campos e espírita de berço, sempre frequentou evangelização e mocidade espírita na companhia da família. Desde adolescente aprendeu a tocar violão e sempre foi persistente em querer aprender muito mais, migrando para outras artes como desenho e teatro. Atualmente é formado em Rádio e TV, atua em diversas peças teatrais e se expressa através da poesia e música.