Grupo Energia


 O Grupo Energia vem através da Doutrina Espírita, disseminar as mensagens do Evangelho de Jesus Codificado por Allan Kardec, com melodias e tons de ritmo alegre, elevando o espírito, num cenário onde vivemos a transição de valores e conceitos, quebrando paradigmas através da música espírita. 

Os integrantes já se conheciam da COMEVALP (Confraternização das Mocidades Espíritas do Vale do Paraíba) onde já trabalhavam com a Equipe de Música do encontro.

Em 2004, se apresentava pela primeira vez na mostra de arte da cidade de Caçapava. Logo após esse evento, os integrantes daquela época, Denis, Simara e Eduardo resolveram chegar num consenso, resgatando ideias para o trio e colocando o nome do grupo: ENERGIA que significa: A palavra Energia vem de ENERGÉIA, que significa "força em ação".

Energia = a luz..
Energia = a fé..
Energia = a Jesus
Energia = a vontade de viver bem, fazer o bem e viver em paz.

Mais tarde, no ano de 2006 é convidado a entrar mais um integrante: André (Cazuza). Hoje, como percussionista da banda, traz grandes ideias inovadoras, efetivamente substanciais para o grupo.

A maioria das músicas do grupo foi composta pelo grande amigo o Vicente Cordeiro em parceria com o Denis. Acrescentando ao repertório algumas músicas de parceiros espíritas como o Denis Soares (BH), Elizabeth Tavares (RJ) entre outros. 

Com o passar do tempo os integrantes do grupo foram também compondo músicas.

Recentemente, em 2013 mais um integrante é convidado a fazer parte do grupo, aumentando ainda mais o repertorio com suas poesias e a musicalidade com o violão, com certeza o Paulo só veio acrescentar ainda mais.

No final de 2014 o grupo recebeu um convite da TV Mundo Maior para fazer um clipe musical com a música “Só Existe no Amor” para o programa “Musical Mundo Maior”.

O objetivo do grupo é divulgar a Doutrina através da música sem cobrar nada (R$). O grupo tem a ideia de fazer uma divulgação gratuita e livre ou vendendo o CD a preços populares só para pagar as despesas de mídia. 

No dia 12 de julho de 2015 foi lançado o 1º CD do Grupo Energia nomeado "Arte de Amar".



Um pouco mais sobre cada um dos integrantes:

Eduardo – Voz: natural de São Paulo, espírita de útero, frequentou a evangelização e mocidade no Centro Espírita Jesus, Maria e José. Aos 18 anos, transferiu-se para Caçapava, onde frequentou a mocidade no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes. Após conhecer a sua cara metade, continuou o seu trabalho no movimento espírita na mocidade do Centro Espírita A Fé Pela Razão, também em Caçapava. No ano 2000 conheceu a COMEVALP onde pode degustar de todas as encantadoras canções que lá eram tocadas.  Movido por essa maravilhosa vibração, foi acometido pela Equipe de música, reencontrando assim seus irmãos de coração.

Simara – Voz: natural de São José dos Campos, espírita de berço, frequentadora do Centro Espírita Divino Mestre. Começou a cantar aos 9 anos de idade em um Coral da cidade. Conheceu a Música Espírita através da COMEVALP e desde 2003 participa da Equipe de Música da COMEVALP. Hoje casada com o Denis e já com um sonho realizado, de ser mãe da Ana Beatriz e do Guilherme, continua com o propósito de levar a doutrina através da música.

Denis – Voz, Guitarra e Violão: natural de Caçapava, começou a lidar com a música aos 7 anos de idade quando se deparou pela primeira vez com um teclado. Em breve, aprendeu os primeiros acordes no violão, quando começou a frequentar as aulas de violão popular, ainda criança aos 9 anos de idade. Já tinha conhecimento do espiritismo, pois frequentava a evangelização infantil e cantava no coral infantil do centro espírita que participava. Mudou-se para o Vale do Paraíba, na cidade de Caçapava onde começou a aprender a metodologia da teoria musical, ao mesmo tempo frequentando a mocidade espírita, onde acabou conhecendo Vicente, um grande amigo e parceiro até hoje no feitio das músicas espíritas.

André (Cazuza) – Percussão: natural de São José dos Campos, desde pequeno na doutrina espírita e hoje mais um trabalhador em prol do Espiritismo. Iniciou a estudar violão com 17 anos, com o tempo se apaixonou pela música, se formou em artes e hoje é professor de música, ensinando crianças, jovens e adultos, violão e outros instrumentos, mas principalmente a apreciar todo tipo de música e a importância da música em nossas vidas.

João Albano – Voz e Violão: Começou a praticar violão e a cantar aos 10 anos e, após certa intimidade com a música, passou a praticar também teclado, violão clássico, violino e cavaquinho. Já passou por diversos estilos e bandas, tendo o samba como principal referência no aprendizado musical. Faz shows e apresentações para diversos públicos desde 2008, incluindo o público espírita dos variados eventos e encontros que participa. Hoje, tem suas maiores influências no samba e no rap, sendo integrante do grupo Energia desde janeiro/2017.